OUTONO O MÊS DAS FRUTAS

Outono é considerado o mês das frutas, esses saborosos alimentos que devem fazer parte da dieta diária de qualquer pessoa, principalmente nesses meses mais frios, quando é difícil resistir às tentações calóricas e manter os hábitos saudáveis.

As frutas da safra costumam ser mais saudáveis, mais frescas e conservam mais nutrientes, pois necessitam de menos esforços para crescer, diminuindo, também, a quantidade de agrotóxicos. Daremos algumas dicas de frutas que fazem parte dessa maravilhosa estação para você continuar firme na alimentação saudável e aproveitando a variedade que esta época do ano possui.

Abacate é fonte de zinco e selênio e vitamina E, que combate os radicais livres. Rico em gordura boa que aumenta o colesterol bom e ajuda a combater o ruim. Pode ser consumida como sobremesa ou parte da salada.

Caqui possui um sabor leve e adocicado, tem o nível glicêmico muito alto e rico em licopeno. Apesar de ser uma fruta doce, é pouco calórico e fonte de ferro, cálcio e vitaminas E e C e mais fibras. Ótimo para quem está precisando regular o intestino.

Goiaba, uma fruta deliciosa, que dispõe como um dos principais nutrientes o licopeno, acompanhado de várias vitaminas, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Uma fruta de baixo valor calórico e auxilia na prevenção de câncer de próstata. Alguns adoram o suco, outros preferem a goiabada e ainda tem quem goste da geleia, há uma variedade de como pode ser consumida.

Limão é uma fruta que conta com alto teor de vitamina C, antioxidantes, um ótimo termogênico e ajuda na quebra do acúmulo de gordura. Também considerado poderoso no combate aos radicais livres. Uma limonada, uma torta de limão cai sempre bem.

Tangerina Ponkan, rica em vitaminas, minerais, flavonoides, fibras, potássio, magnésio, pectina e entre outros, seus principais componentes melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca. Previne e atenua os sintomas da gripe e do resfriado, podendo ainda ajudar a aliviar o estresse. Aproveite essa fruta até o bagaço, pois o mesmo é excelente fonte de fibras.